Atualmente, poucas coisas geram mais dinheiro em Hollywood do que as franquias de histórias em quadrinhos, e apesar de ser um ramo muito explorado, não é de hoje que a sétima e a nona arte se relacionam ! Para quem conhece a produção de um filme, não é difícil perceber que os quadrinhos parecem uma primeira fase do processo de criação. Mas os HQ's são muito mais do que isso, servindo de inspiração para o cinema, que sempre recorreu à outras formas de arte para contar uma história. Usando geralmente a literatura, maior fonte de criatividade – ao menos nas primeiras décadas –, o cinema conseguia “dar vida” às histórias que antes ficavam apenas na imaginação do leitor.
A Marvel e a DC Comics, que são as duas principais empresas de revistinhas travam uma batalha sobre quem lidera o mercado e com a união entre quadrinhos e cinema, não é diferente. Desde 1978, com o lançamento do primeiro longa do Super-Homem, a DC reinou absoluta por 20 anos no mercado de adaptações cinematográficas de heróis das histórias em quadrinhos. Além da franquia do Homem de Aço, a editora aliada ao grupo Warner Bros, obteve sucesso nos anos 90 com os filmes do Batman, que apesar da troca de protagonista e queda de bilheterias, nunca deixaram de render lucros a empresa. Nessa época a Marvel passou maus momentos e teve de vender importantes títulos como Quarteto Fantástico (1994) e Capitão América (1990) que foram um fiasco.
Mas a grande virada veio em 2000, com o lançamento de ''X-Men O Filme'' pela 20th Century FOX. Além de receber boas críticas dos fãs, o filme lucrou cerca de U$ 300milhões, o triplo do gasto de sua produção. Em 2002, a Columbia lança ''Homem-Aranha'' que atinge o recorde inédito de 100milhões em apenas 1 semana. Foi a deixa pra que os personagens da Marvel virassem grandes blockbusters, o que permitiu que a empresa produzisse suas adaptações como a trilogia X-Men, o remake do Quarteto Fantástico e o Motoqueiro Fantasma. Sua primeira produção foi o incrível sucesso ''Homem de Ferro'', seguido de Hulk, Thor e Capitão América, que irão se reunir ano que vem em ''Os Vingadores'' que promete desbancar qualquer outro lançamento.
A DC errou a mão depois de tanto sucesso. ''Mulher-Gato''(2004) e ''Superman- O Retorno''(2006) foram duramente criticados tanto pelos espectadores quanto pela mídia. Um dos poucos projetos que deram certo foi ''Batman Begins''(2005) e ''Batman: O cavalheiro das Trevas''(2008) que por sinal foi muito bom. Esperançosa mas com seus principais personagens já gastos, DC investiu em ''Lanterna Verde'' como seu grande sucesso mas, por ser um personagem secundário e a falta de carisma do intérprete, as bilheterias vem prevendo outro fracasso. Um novo Batman, previsto para 2012, já está quase finalizado e outro Superman também está em produção. Espera-se que estes dois sejam um vigor para que finalmente seja produzido o esperado filme da Liga da Justiça. Há notícias de uma possível parceria entre os dois heróis e ainda um longa do Flash.
Nenhum comentário:
Postar um comentário