Grande vencedora da votação do mês passado, hoje nós vamos falar de Tóquio, o grande centro financeiro e cultural do Japão. Apesar de ser considerada uma das maiores cidades do mundo, Tóquio não é uma cidade, e sim uma espécie de prefeitura, por isso seu nome oficial é Metrópole de Tóquio, situada na ilha de Honshu. Podemos dizer que é uma cidade ''guerreira'' pois teve de ser reconstruída 2 vezes devido ao grande terremoto de Kanto, em 1923 e à 2a guerra mundial, quando foi bombardeada pelos EUA, em 1942-45.
Tóquio possui mais postos de trabalho e locais de recreação cultural do que qualquer outra cidade japonesa, atraindo muitas pessoas do resto do país (especialmente jovens). Sua densidade populacional é de 14 mil pessoas por quilômetro quadrado,mais densa que Nova Iorque. Ao longo desse post nós veremos muitos comparativos de Tóquio à Londres e Nova Iorque pois estes também são os polos turísticos e financeiros de seus países. O que muita gente não sabe é que essas 3 cidades são ''irmãs''. Cidades-Irmãs são aquelas que partilham aspectos como dimensão de população, cultura, economia e etc... Tóquio também é irmã da cidade de São Paulo.
Tóquio é a 6a cidade mais visitada no mundo, e seus principais pontos turísticos são: A Torre de Tóquio, de 333 metros de altura,que se destaca no meio dos prédios, O Palácio Imperial do Japão, que só abre 2 vezes durante o ano, os templos budistas e o Parque Ueno, que fica em frente ao palácio, muito famoso por suas espécies raras de flores e cerejeiras. Assim como no Brasil, no Japão também há barraquinhas mais simples para vender souvenirs da cidade, que são bem mais em conta. Não se preocupe em não conseguir tirar uma boa foto por causa do arranhas-céus: Os de lá tem no máximo 10 andares por causa dos possíveis terremotos. E lugares para comer também não faltam, são 160mil restaurantes, contra apenas 20mil de Londres e NY. Porém o diferencial maior são os restaurantes temáticos como o inspirado na história de Alice no País das Maravilhas, que você pode ver aqui .
Considerada um dos 3 centros de comando mundial, junto à Londres e NY, Tóquio não é trabalho e dinheiro o tempo todo, tendo inúmeras maneiras de diversão como o esporte. Os mais populares são o judô e o sumô porém o beisebol tem conquistado os japoneses mais jovens. Para os amantes de museus, lá estão localizados os de Ciência&Tecnologia, Fotografia e o Metropolitano de Artes. E não podemos esquecer da Tokyo Disney, incrívelmente diferente das outros parques da rede, talvez com uma riqueza maior de detalhes. Ah ! e nós não falamos nos lugares pra ficar. Os turistas que visitam a cidade não tem dificuldade para escolher hotéis e restaurantes de qualidade. Podemos optar por ficar em hotéis construídos e mobiliados em estilo ocidental, ou em Ryokans, hotéis ao estilo japonês. Esses lugares possuem portas que se deslocam em um sentido lateral, as shoji, e de um tapete, os famosos tatames. Realmente Tóquio é um ótimo lugar pra se visitar, com toda estrutura disponível pra receber seus visitantes. Quem sabe qual será nossa próxima parada ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário